Blog

Banho quente pode custar menos

Sistema de aquecimento solar é a aposta da Fibratec Engenharia, que resiste a congelamentos e granizos, característicos do inverno

O inverno trouxe temperaturas amenas para o Oeste catarinense. O frio veio com tudo na estação mais fria do ano em 2013. Para amenizar o frio, além dos banhos, outras atividades, como as tarefas diárias, são realizadas com água quente, o que reflete num aumento significativo da fatura de energia elétrica, devido ao uso de aquecedores e torneiras elétricas, por exemplo.

O chuveiro elétrico é, ainda, o campeão no consumo doméstico de energia*. Especialistas apontam que mais de 6%* de todo o consumo nacional é utilizado para sustentar os chuveiros elétricos. Em contrapartida, os sistemas de aquecimento solar surgem como uma alternativa sustentável para os dias frios, já que fazem uso de uma fonte de energia limpa, gratuita e interminável: os raios solares.

Como funciona

No inverno, mesmo nos dias mais frios, o calor do sol é suficiente para aquecer a água. Os sistemas de aquecimento solar contam com o coletor, que capta os raios solares e passam o calor para a água. A Fibratec Engenharia, com sede em Chapecó, dispõe dos coletores solares a vácuo. O produto é indicado para a estação, já que é resistente a congelamentos e granizos, dispensando qualquer outra fonte de energia. Por possuir alto rendimento, até 4 vezes maior do que os coletores planos convencionais, os coletores solares a vácuo são recomendados tanto para residências quanto para grandes empreendimentos.

A água aquecida durante o dia através dos coletores solares fica armazenada em um reservatório térmico solar, a exemplo do boiler Fibratec. O produto, feito em fibra, possui características especiais que propiciam ao sistema operar com níveis máximos de eficiência, mantendo a água aquecida por mais tempo. Os reservatórios térmicos armazenam a água aquecida e garantem a estabilidade entre produção e necessidade de água quente.

*Dado da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, ar condicionado, ventilação e aquecimento.

*Pesquisa do IDECON – Instituto Nacional de Defesa do Consumidor

Pesquisa
Pesquisar
Outros posts
compartilhe