Novidades Fibratec

Postado em 10 de Julho de 2014 às 16h18

Sistema recicla energia térmica da água do banho

Uma invenção brasileira tem contribuído para a redução de até 45% do consumo de energia, independente da fonte de energia utilizada para aquecer a água (aquecimento solar, elétrica, gás, caldeira, etc.). Trata-se do Kit Rewatt, sistema que tem como finalidade reciclar a energia térmica da água do banho, recuperando seu calor. 

A ideia por trás de seu funcionamento é simples: a água quente utilizada durante o banho aquece os tubos (serpentina) por onde passa a água limpa; a água (fria) da caixa d’água passa pela serpentina e aproveita o calor da água quente que cai da ducha/inverno. 

O produto é fabricado em plástico e alumínio, mas não utiliza corrente elétrica ou mesmo dispositivos eletrônicos, descartando qualquer possibilidade de choque ou mesmo passagem de corrente elétrica, o que garante ao usuário toda a segurança durante o banho. A serpentina é envolvida por plástico de alta resistência e assim, a base transforma-se em um tapete antiderrapante, trazendo também mais segurança para o banho. “Vale ressaltar que não se trata de reaproveitar a água do banho e sim seu calor. Em nenhum momento a água limpa e água do banho se misturam, pois a água utilizada é direcionada normalmente para o ralo do banheiro”, comenta Valério José Monteiro, Diretor Comercial da empresa. 

O sistema pode ajudar a ampliar a capacidade dos sistemas de aquecimento solar (SAS) de água, pois, ao reaproveitar o calor da água quente disponibilizada para o usuário, reduz o consumo da água aquecida do reservatório necessária para atingir o ponto de conforto. No entanto, a solução deve ser prevista já no momento da instalação das tubulações previstas para a instalação do SAS, para direcionar a água fria para a plataforma que contém a serpentina. 

Monteiro comenta que, desde 2008, quando as vendas foram iniciadas, já foram comercializadas mais de 150 mil unidades do produto. Vendido diretamente por televendas (www.rewatt.com.br), o kit para ser adaptado a um SAS ou a um aquecedor a gás custa R$320,00. Já o para ser instalado no chuveiro, não há a necessidade de quebrar paredes e nova tubulação. Neste caso, o sistema fica aparente e, por envolver mais peças, custa R$ 450,00. Os valores deverão ser acrescidos do custo de envio. 

Veja também

Reservatório para Grandes Volumes04/05/18 O Reservatório para Grandes Volumes é um sistema de armazenamento em PRFV com altissíma resistência mecânica. Pode ser vertical ou horizontal, ambos de superfície. Utilizado para armazenamento de água, ácidos, hidróxidos, sais, materiais oriundos de tratamento de efluntes, entre outros. Sua utilização atende propriedades rurais,......
22/03/19 - Dia Mundial da Água22/03 Uma gota parece pouco, mas se essa gota pingar durante 1 dia, 1 mês ou ano inteiro, serão milhões de litros desperdiçados. Por isso, para nós, cada gota conta sim. A Fibratec trabalha empenhada em cuidar do planeta e dos......

Voltar para (NOTÍCIAS)