Blog

Estação compacta de tratamento de esgoto substitui fossa séptica

A solução, composta por biorreator e biofiltro, é disponibilizada pela Fibratec Engenharia

As fossas sépticas realizam o tratamento primário do esgoto doméstico, em que há a transformação e a separação do material sólido contido no esgoto. Trata-se de uma forma simples e barata de distribuição dos esgotos. Entretanto, ao mesmo tempo, o tratamento não é completo, constituindo perigo para a natureza e para a população. Diante dessa situação, a estação compacta para tratamento de esgoto produzida pela Fibratec Engenharia, de Chapecó (SC), composta por biorreator e biofiltro, surge como uma solução moderna e efetiva para o adequado manejo do esgoto, substituindo a antiga fossa séptica. O sistema é ideal para residências, edifícios ou condomínios, trazendo mais segurança e agilidade para os seus usuários.

Vantagens

As fossas sépticas, feitas comumente de alvenaria, podem apresentar rachaduras e consequentes vazamento ao longo do tempo. Os biorreatores e biofiltros são produzidos com material impermeável – polietileno ou fibra de vidro –, eliminando qualquer possibilidade de infiltração no solo ou no lençol freático. Têm fácil e rápida instalação, não necessitando de mão de obra especializada. 

Ao contrário da tradicional fossa séptica, o bioerreator e biofiltro não requerem a colocação de brita e a retrolavagem. Além disso, o lodo gerado pelo sistema é livre de qualquer material contaminante, podendo ser utilizado em jardins ou floreiras. Há grande diminuição da carga orgânica, com até 85% de eficiência. Ainda, com a utilização da caixa de cloração, a água tratada pelo sistema pode ser expelida diretamente em rios, córregos ou galerias pluviais.

Pesquisa
Pesquisar
Outros posts
compartilhe