Novidades Fibratec

Postado em 02 de Abril às 11h38

Por que sua empresa deve ser sustentável?

Fibratec Engenharia - Reservatórios para Grandes Volumes e Tratamento de Efluentes Respondido por Rodrigo Zeidan, especialista em finanças O objetivo de qualquer empresa é ser sustentável, embora normalmente essa...

Respondido por Rodrigo Zeidan, especialista em finanças

O objetivo de qualquer empresa é ser sustentável, embora normalmente essa visão de sustentabilidade seja puramente financeira, a de que a pequena empresa deve dar lucro e remunerar os acionistas. A maioria dos empresários começa seus empreendimentos pensando no retorno que pode vir do negócio no futuro.

Contudo, poucos empresários entendem que seu empreendimento é relevante para toda a sociedade (empresas pagam impostos, contratam pessoas, usam recursos ambientais e sociais de todos) e que uma empresa somente será sustentável se combinar o retorno econômico com suas obrigações sociais e ambientais.

O próprio retorno econômico, preocupação natural dos empresários, somente existirá no longo prazo se a empresa conseguir obter uma vantagem competitiva que permita sua sobrevivência e crescimento.

Essa vantagem competitiva deve vir de alguma especialidade que a diferencie dos seus concorrentes: o que a empresa faz melhor? A vantagem está na qualidade do produto, no preço, no esforço de vendas, na localização? Empresas que não conseguem se distinguir de suas concorrentes não serão capazes de crescer e ser sustentáveis no longo prazo.

O grande desafio das empresas, no futuro próximo, será combinar a sustentabilidade socioambiental à econômica. Embora muitos empresários acreditem que a sustentabilidade socioambiental gere mais custos para as empresas, não só é possível como também estratégico combinar os lucros com a sustentabilidade. A busca por novas tecnologias e inovação de produtos e processos que sejam sustentáveis vai, cada vez mais, atrair os consumidores e ser fonte de receita para as empresas.

Aqueles empreendedores que tiverem o foco somente no lucro, sem se preocupar com a inserção das empresas na sociedade, vão ver suas receitas diminuírem no médio prazo e suas chances de sucesso, reduzidas. Ou seja, a vantagem competitiva das empresas vai aliar sustentabilidade com retorno financeiro, e o empresário deve se perguntar: qual o diferencial da minha empresa e como ela pode ser sustentável na sua relação com a sociedade?

Pense nisso e compartilhe suas experiências, opiniões ou dúvidas com a gente.

Fonte: Exame

Veja também

Sistema de automação inteligente permite o monitoramento da estação aerada17/07/14Fibratec Engenharia disponibiliza o item como acessório para controlar o funcionamento do produto As estações de tratamento aeradas, produzidas pela Fibratec Engenharia, são compactas e projetadas especificamente para obter maior flexibilidade na sua instalação e implantação. Para trazer ainda mais facilidade ao produto, a empresa desenvolve o sistema de automação inteligente.  O item, idealizado como acessório para as......
Clientes que acreditam e confiam em nosso trabalho: Carajás!20/02/19 Nossa parceria vale ouro Carajás Home Center! Ficamos agradecidos pela confiança depositada em nosso trabalho. Seguimos adiante! #FibratecEngenharia #Carajás...

Voltar para (NOTÍCIAS)