Sabemos que tomar banho, lavar as mãos, lavar louça e roupas, inclusive dar descarga no vaso sanitário são práticas de higiene indispensáveis no nosso dia a dia, sendo fundamentais para garantir o bem-estar e principalmente a saúde pública. Toda essa água eliminada com resíduos é o que chamamos de efluente ou esgoto.
Segundo Von Sperling (2005) a poluição das águas do esgoto doméstico refere-se a adição de substâncias ou de formas de energia, que alteram diretamente ou indiretamente a natureza do corpo d’água, de tal maneira que prejudica a sua qualidade e as suas condições de uso para diferentes finalidades.
O efluente doméstico, gerado principalmente nas residências, possui características de tratabilidade mais simples comparada com o efluente industrial, composto por cerca de 99% de água e 1% de sólidos, que em sua maioria são matéria orgânica.
Em todos os casos, quando o efluente é lançado no meio ambiente sem o devido tratamento, causa desequilíbrio no solo e também nos corpos hídricos, gerando inúmeros problemas relacionados à saúde pública, como falta de água de qualidade, proliferação de doenças, destruição de ecossistemas, entre outros.
A Fibratec Engenharia conta com produtos e soluções que atendem desde indústrias até as residências, oferecendo projetos modernos e customizáveis para atender a necessidade de cada cliente, observando as normas e leis vigentes.
Fale com a nossa equipe ou nos faça uma visita!