Blog

Saneamento básico: um desafio para a saúde coletiva

Subtítulo: Como moradores de áreas carentes podem resolver esse problema?
O acesso ao saneamento básico em grande parte das comunidades carentes do Brasil ainda é precário. Na maioria das vezes acontece pela má distribuição de renda do governo, e a falta de compromisso em assegurar algo que é por direito de todo cidadão. Isso obriga muitos moradores a construírem por conta própria os seus sistemas de saneamento, que depois de um tempo acabam abandonados por falta de manutenção.
Além disso, muitas vezes o despejo de esgoto é destinado de forma incorreta e isso traz riscos graves à saúde. Um outro problema recorrente é a falta de investimento na coleta do lixo. Embora o trabalho pareça funcionar bem em alguns locais, a situação em áreas carentes é bem diferente e todos esses fatores geram graves consequências, principalmente quando o assunto é água potável.
As associações de moradores desses locais realizam ações de conscientização, mas nem sempre conseguem reverter essa situação. Porém algumas comunidades vêm optando por soluções sustentáveis, que em conjunto contribuem consideravelmente para o tratamento e para a redução do consumo de água.
Com soluções inteligentes é possível cuidar do meio ambiente, começando pela sua casa. As estações de tratamento residenciais da Fibratec, possuem um sistema projetado para atender famílias que necessitam de uma estação compacta que ofereça eficiência e sustentabilidade com o melhor custo-benefício.
O compromisso com o meio ambiente e com a qualidade de vida começa com a atitude de cada um. A Fibratec está há 35 anos fazendo um trabalho sustentável para que todos possam fazer a sua parte a favor do meio ambiente!

Pesquisa
Pesquisar
Outros posts
compartilhe